Whatsapp como ferramenta de vendas

Web Visualy
27 de janeiro de 2022

Você já pensou em utilizar o whatsapp como ferramenta para vender todos os dias? Se a sua resposta foi NÃO, sinto muito em te dizer, mas você está deixando dinheiro na mesa.

Atualmente, o Whatsapp é uma das plataformas preferidas dos usuários quando se trata de envio e recebimento de mensagens. São mais de 1,5 bilhões de pessoas utilizando o app e mais de 65 bilhões de mensagens sendo enviadas todos os dias.

Os brasileiros, por exemplo, passam em média, mais de 9h por dia somente dentro do Whatsapp. Estamos entre os países que mais utilizam a plataforma diariamente.

E aí então eu te pergunto: depois de saber todos estes dados, você como empresa ou profissional, não gostaria de estar vendendo para pelo menos parte destas pessoas? Eu acredito que sim. O problema, é que muitos ainda não perceberam, que esta pode ser uma ferramenta poderosa de vendas se utilizada estrategicamente com um bom planejamento.

Ela tem se mostrado um canal excelente para se relacionar e se conectar cada vez mais com seus prospectos e clientes.

Lá, além de vender, você pode se aproximar e conhecer novas pessoas, entender as suas necessidades e dar suporte para ajudá-las de alguma forma.

Dentro do Whatsapp você têm pelo menos 06 possibilidades para utilizá-la estrategicamente, são elas:

1. Vender por grupo

Aqui você pode criar grupos fechados para compartilhar seus produtos ou serviços com clientes. Mas cuidado, nunca adicione alguém sem a permissão da mesma, isso é fazer SPAM. Sem contar no risco de ser bloqueada(o) e perder de vez o seu cliente.

2. Vender por lista de transmissão

Para que um cliente ou prospecto receba seus produtos e conteúdo, é necessário que a pessoa tenha adicionado você em sua rede de contatos no celular, do contrário ela não irá receber. Aqui, meu conselho é enviar uma mensagem bacana e gentil solicitando que a mesma te adicione na agenda de contatos, assim você garante o recebimento dos arquivos e mensagens.

3. Vender “one to one”

Vender no privado, conversando somente você e o cliente do outro lado da tela. Neste formato, a conversa possibilita a aproximação e entendimento melhor das necessidades e desejos deste cliente. Você ainda consegue proporcionar um atendimento mais personalizado e negociar mais de perto com esta pessoa.

4. Produzir conteúdo via Status

Neste ponto, muitos profissionais esquecem deste formato. Assim como nos stories do Instagram, do Facebook, do Youtube e do SnapChat, os status do Whatsapp funcionam da mesma forma, podendo ser visto por toda a sua lista de contatos. Imagine você produzindo conteúdo e seus clientes assistindo diariamente o que você está publicando. Pode ser uma dica, um produto, um serviço ou até mesmo ofertas imperdíveis.

5. Gerar valor para sua marca

Quando você produz conteúdo diário para o seu público e fala com autoridade de um determinado assunto, você está gerando valor para sua imagem profissional e sua marca. Mas como você faz isso? Criando vídeos, séries de conteúdo, cards, textos e áudios para disparar para sua audiência com recorrência.

Mas atenção, nada de ser o “panfleteiro digital”. Nada de sair disparando qualquer conteúdo para qualquer pessoa como aqueles indivíduos que saem distribuindo folhetos aleatórios na rua. Isso é fazer SPAM e novamente, você pode ser bloqueado(a) por este motivo.

6. Dar suporte no pós-venda

Assim como você pode utilizar o Whatsapp para captar novos clientes e negociar durante uma venda, você também pode dar suporte para o seu cliente no pós-venda. Coloco este, como um serviço essencial atualmente.

Pensando na experiência do cliente por completo, hoje ninguém pode ser tratado(a) como apenas mais um. É primordial que cada indivíduo se sinta único(a) no momento em que você estiver falando com ele(a).

Estas são algumas das opções que você tem para utilizar a ferramenta e gerar vendas diárias para o seu negócio.

Fonte: https://administradores.com.br/artigos/whatsapp-como-ferramenta-de-vendas

Mr. Koch
Voltar